segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sugestão de leitura: Myron Bolitar




Olá!! Hoje vou dar uma sugestão que TODOS deveriam seguir (ou não). Vou falar de três livros perfeitamente escritos por Harlan Coben: a série de Myron Bolitar.

Myron é um "faz-tudo", ex-jogador de basquete, agora é empresário de grandes celebridades do mundo do esporte e da música. Ao lado de Win e Esperanza, Myron também faz o papel de detetive particular. Em seus livros ele investiga crimes que, de alguma forma, estão relacionados com seus clientes e até mesmo com sua vida pessoal.

Os livros de Myron são:


  • Quebra de confiança 
  • Sem deixar rastros
  • Quando ela se foi
  • Jogada Mortal
  • Alta tensão
Eu, infelizmente, li apenas três e vou fazer um breve resumo sobre os que eu li. Vamos lá!



Quebra de confiança

Sinopse: Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade.

Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston.
Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito.
Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer. 
Opinião: Esse foi o primeiro caso de Myron e eu, erroneamente, li os outros primeiro. Me decepcionei um pouco porque esse livro é narrado em 3° pessoa (narrador-observador), enquanto o restante é narrado em 1° pessoa (narrador-personagem). Mas o senso de humor de Harlan Coben é sem limites, e isso me deixou bastante satisfeita. "Quebra de confiança" é instigante e cheio de surpresas, com um final de arrepiar! Exceto o citado acima, achei um livro realmente muito bom. Não esquecendo de um detalhe: serve para todas as idades.
Frase: “Myron Bolitar uniu as pontas dos dedos das suas mãos. Tinha lido em algum lugar que o gesto dava à pessoa um ar de sensatez. Sentiu-se idiota.”
Quando ela se foi
Sinopse: Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã.
Depois disso, os dois se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho e então foi embora, sem deixar vestígios. Agora, no meio da madrugada, ela telefona:“Venha para Paris.”
Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse na capital francesa. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita.
Porém algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.
Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.
Em uma busca desesperada, Harlan Coben cria um mundo de armadilhas imprevisíveis em que conflitos religiosos, política internacional e pesquisas genéticas se mesclam a amizade, perdão e a chance de um novo começo 
Opinião: Excelentemente escrito. Dessa vez, Harlan acertou em cheio. Esse livro nos faz mergulhar em uma história de tirar o fôlego, tenso do início ao fim. As páginas finais são surpreendentes e, confesso, me deixaram com um pouco de medo. O final é arrebatador. Nota 10! Lembrando que também pode ser lido por todas as idades.
Frase: "De que valores você abriria mão para salvar alguém que ama?"
Alta tensão
Sinopse: Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto.
Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família.
Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron.
Nesta premiada história, Harlan Coben mais uma vez consegue construir uma trama envolvente, que fala de fama, ganância e rivalidade e surpreende por seu toque humano.
Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharão.
Opinião: O melhor da série de Myron Bolitar que eu li. Esse foi o último livro publicado no Brasil, portanto sua história tem um ar de final... um final não muito feliz. Aliás, o final foi a única coisa que me decepcionou. Não gostaria que o personagem que aprendi a amar e admirar terminasse de forma tão triste. Mas, a vida nem sempre tem um final feliz. Fora isso, tudo é perfeito! Também pode ser lido por todos!
Frase: "Um pai nunca deveria recitar o Cadish para um filho"
Bom, esses foram os livros da série que eu li. Cada história independe da outra, ou seja, se você quiser ler um livro separadamente, independente da ordem, não vai fazer muita diferença. Mas recomendo à todos que leiam na ordem certa, pois senso assim, é possível conhecer mais de perto cada personagem e cada detalhe de sua vida pessoal.
Para saber mais sobre os outros livros de Myron clique aqui.
E aí, gostaram? Não esqueçam de curtir a página do blog aqui.
Obrigada e até o próximo livro!!


2 comentários:

Priscila Carvalho disse...

os posts estão tão organizadiiinhos *-* to gostando de ver!

www.bygarotas.blogspot.com

Thaís D. disse...

Ah! Aprendi direitinho com minha professora!!! Obrigada, flor! Pela força pelo incentivo,pela ajuda, por tudo!! *-*

 
;