quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Resenha: Um Mundo Brilhante




Hoje eu trouxe à vocês a resenha de um livro que eu recomento à todos, e que é muito especial pra mim: ganhei de aniversário da minha melhor amiga! É um livro reflexivo, que nos faz ver a realidade - a nossa realidade - de uma forma completamente diferente. Ao contrário do que muitos pensam, "Um Mundo Brilhante" não é um livro de auto-ajuda, é uma ficção que nos faz pensar: "qual é o meu lugar no mundo?" Então, vamos conferir!


Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Ben Bailey mora em uma pacata cidade do interior dos Estados Unidos. Noivo de Sara , professor de história na universidade, leva uma vida típica interiorana - e a adora. Em um dia de inverno, ao sair para pegar o jornal, se depara com um jovem indígena morto bem em frente à sua casa. E esse é o começo da mudança.

A polícia local se recusa a investigar a morte do jovem e Ben, à procura de justiça, resolve investigar o caso por conta própria. Então, ele conhece a irmã do rapaz morto, Shadi. Quanto mais fundo ele vai para descobrir a verdade, mais fundo vai também no seu relacionamento com a mulher. Simultaneamente, ele descobre que a morte do rapaz foi um crime de ódio e que está inevitável e perdidamente apaixonado por Shadi. A partir daí, Ben começa a viver um terrível dilema: enquanto Sara o pressiona para subir ao altar, seu coração teima em ficar a lado de Shadi.

Quando Ben finalmente faz sua escolha, percebe que é tarde demais. E ele acaba perdendo as coisas mais importantes de sua vida.

Nesse contexto, Ben reflete sobre suas escolhas do passado e suas escolhas para o futuro, sobre o que quer, o que espera e o mais importante: sobre o seu lugar no mundo.

O livro é divido em quatro partes:

Mundo vermelho: Ben ainda é um professor do interior, com uma vida pacata. Tem seus amigos, seus trabalhos, seus alunos e sua noiva. Leva uma vida normal e sem grandes problemas.

Mundo amarelo: Tudo muda drasticamente. Ben se envolve com pessoas "barra-pesada" para descobri a verdade sobre um crime ao mesmo tempo em que tenta solucionar o dilema de sua vida: casar com Sara ou ficar com Shadi.

Mundo preto e branco: O pior acontece. Ben perde sua noiva, sua filha e Shadi. Perde também o respeito dos sogros e a integridade. Seu mundo não é mais o mesmo, agora é pior.

O Mundo brilhante: Ben tenta consertar as coisas, colar os cacos quebrados de sua vida, reconstruir o que ele mesmo destruiu. Todos os dias como um pedido de perdão.



Opinião: Triste e real. Envolve todos os aspectos da vida humana, os dilemas vividos por qualquer um de nós e nos faz refletir sobre nossas próprias escolhas. O fim do livro é, ao mesmo tempo surpreendente e dramático. Mostra que nem sempre seremos quem queremos ser, mas que podemos fazer daquilo que somos, do nosso mundo, um lugar brilhante, nem sempre feliz, mas o lugar onde devemos estar. Ah! E eu amei a capa! Ela é cravejada de pequenos pontos brilhantes - ela brilha mesmo!! Muito criativa, muito linda e demonstra a verdade do livro. Recomendo para jovens e adultos.

Frase: "Esperança. Ele sabe agora que a esperança é uma criança abortada, concebida, mas nunca realizada. É o sonho que termina enquanto ainda estamos adormecidos. A oração que não recebe resposta. É simplesmente o cordão frágil ao qual um homem desesperado se agarra, mesmo quando ele se desenrola, desenrola e desenrola."

E aí? O que acharam? Comentem e não esqueçam de curtir a página do blog aqui.

Obrigada e até a próxima!



2 comentários:

Leitora Online disse...

Olá! Adorei seu blog, está tudo lindo. A resenha está ótima, o livro é demais.

Estou seguindo aqui..

Beijos,
Leitora Online - leitoraonline.blogspot.com

Thaís D. disse...

Obrigada!! Eu tbm gostei muito do seu blog! Obrigada por seguir, te sigo de volta!!

Bjoos

 
;