terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dica do dia: Leia - e reflita sobre - O Diário de Anne Frank

Olá, queridos! O post de hoje não é uma resenha, mas uma dica muito especial. Quando eu tinha cerca de 12 anos encontrei um livro na biblioteca de minha mãe, O Diário de Anne Frank. Todos disseram que eu ainda não estava preparada para lê-lo, e isso aguçou ainda mais a minha curiosidade. Sim, eu li... e reli, e li de novo. Desde então, eu venho refletindo sobre o horror sofrido por uma adolescente que tinha quase a mesma idade que eu.


Esse livro é uma história verídica, cuja protagonista é a própria autora e retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Acho que todos deveriam ler, não por ser um livro bom (apesar de ser rs'), mas por nos mostrar como o ser humano pode ser hostil e como é importante fazer de tudo para que os erros do passado não sejam novamente cometidos. Então, aí vai a dica de hoje!

O Diário de Anne Frank - Anne... 


Sinopse: Anne Frank é uma jovem judia de 13 anos que vive escondida no sótão de um estabelecimento comercial juntamente com seus pais, Otto e Edith, e sua irmã Margot. Além deles, vive no mesmo local uma outra família de origem judia, composta por Hans Van Daan, Petronella Van Daan, Peter Van Daan e Albert Dussell, que é um idoso dentista.
A jovem documenta a sua vida num diário enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi arranjado por Kraler e Miep, os proprietários de diversas lojas. Durante dois anos eles ficaram escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podiam ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto, eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.

Frases: "Excelente espécimes da humanidade, esses alemães, e pensar que na verdade sou um deles! Não, isso não é verdade, Hitler retirou nossa nacionalidade há muito tempo. E além disso, não há maiores inimigos na terra do que alemães e judeus."

"Que chegue o final, mesmo sendo cruel; pelo menos saberemos se vamos ser vencedores ou vencidos."

"Em tempos assim fica difícil; ideais, sonhos e esperanças crescem em nós, somente para ser esmagados pela dura realidade."

Opinião: Não sei exatamente qual é a minha opinião à respeito desse livro. Sim, é muito bom mas é tão triste ler as palavras e conhecer o relato de uma menina tão jovem e saber que tudo aquilo realmente aconteceu, não só com ela mas com milhões de pessoas! Deve ser lido, como eu disse anteriormente, para vermos os erros dos nossos antepassados e não cometê-los novamente. E o mais incrível do livro, que me cativou: em meio a guerra, ao horror e a fome, ainda há espaço para o amor, a paixão juvenil. E falando nele, me deu até vontade de ler de novo!! (Risos)

Curiosidades:  

  • A história só se tornou pública depois da morte de Anne. Seu pai autorizou a publicação do diário de sua filha e nele foram feitas alterações imperceptíveis, mantendo a veracidade das informações contidas na história.
  • Ficou famoso por todo o mundo. Tão famoso que rendeu um roteiro cinematográfico e um musical! O filme pode ser visto online pelo youtube, clicando aqui
  • O livro também pode ser encontrado com o nome "O Diário de uma Jovem".

E então? Gostaram da dica? Espero que sim! Comentem, deixem suas opiniões e não se esqueçam de curtir a fanpage Canetas de Pena!!! Até a próxima!!!

3 comentários:

Admiradora.. rs (será que adivinha?) disse...

A Dica é muito interessante, um livro e uma história muito falada, mas talvez pouco percebida ou sentida melhor dizendo. Os horrores da guerra, parecem tão inconcebíveis por mentes e mãos humanas, que podem nos parecer ficção, aquilo que muitos milhares, sofreram e ainda sofrem na própria carne a intolerância de uns poucos que se acham suficientes para decidir o destinos dos tantos sob seu domínio cruel e insensato.

Thaís D. disse...

Ah! Acho q sei quem é, sim!!! kkkkk

Exato! Por não viver aquela época e por ter aprendido tudo o que sabemos numa aula "chata" de história, mantemos distância do assunto, achando que tudo não passa de filmes emocionantes e livros famosos. Mas essa realidade ainda bate à nossa porta, pois as crueldades do mundo atual não se distanciam em nada das crueldades cometidas no Holocausto. Volto a dizer, temos que encarar essa história como parte da nossa vida, pra não cometermos os mesmos erros e fazermos td de novo!!

Um beijo e obrigada por ser minha admiradora (e prima rs')!!

Michelle Borges disse...

Oi, Thaís

Tudo bem?

Acabei de ler este livro, acredita? Não sei por que demorei tanto para conhecer o relato de Anne Frank.

Muito boa a sua dica de leitura. Este livro é muito importante e precisa ser lido por todo mundo, assim, quem sabe, os erros do passado não sejam cometidos novamente, né?

Beijos,

Michas
http://michasborges.blogspot.com

 
;