Pois bem, pessoal. Antes da viagem encontrei um tempo para passar aqui no blog. E dessa vez com uma dica de leitura um tanto peculiar. Eu me interesso muito pelo estudo da 2° Guerra Mundial e, não sei ao certo o motivo, resolvi pesquisar sobre isso durante esses dias. Acabei me lembrando de um livro que uma amiga me emprestou e resolvi falar dele aqui no blog.
O Menino do Pijama Listrado é muito famoso, muito triste e muito bom. Nos ensina a dar valor e a vida, nos mostra que o ser humano, por ser detentor de muitos conhecimentos, acaba se confundindo com Deus e precisa ser parado, barrado algumas vezes. Então, vamos conhecer um poco mais sobre a história desse livro.
O Menino do Pijama Listrado - John Boyne
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Opinião: Realmente muito bom. O livro usa sempre uma linguagem infantil e de fácil entendimento. O final não é explícito, mas entendido nas entrelinhas. É quase um livro infantil, mas retrata os horrores da guerra visto por uma criança inocente, que até então achava que tudo não passa de uma brincadeira. É surpreendente. Apesar de seu toque infantil, não recomendo à crianças. Por retratar a guerra, é mais indicado à adultos.
Frase: "Todo dia Bruno perguntava a Shmuel se podia rastejar por sob o arame para que pudessem brincar juntos do outro lado da cerca, e todo dia Shmuel respondia que não, que não era uma boa idéia.
'Não sei por que você quer tanto vir deste lado', disse Shmuel. 'Não é muito bom.'"
Um livro bom sempre acaba dando um bom roteiro pra filmes. E com esse não foi diferente. "O menino do pijama listrado" ganhou uma versão cinematográfica digna do Oscar. É um dos poucos filmes que seguem o roteiro original do livro, com algumas poucas alterações. É realmente muito emocionante e é difícil não chorar no final. Eu chorei - muito! - gritei e sofri. Recomendo ao mesmo público do livro: adultos. Mas recomendo. Assistam, pois é realmente muito bom. E Leiam o livro também, porque, além de ser igualmente bom ao filme, é sempre bom ter as duas "versões" na cabeça.
Bom, é isso pessoal. Como havia dito, desejo à vocês um ótimo 2013, recheado de boas-notícias. Até o ano que vem! Espero que tenham gostado do post. Comentem e não esqueçam de curtir a página do blog aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário