segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os Livros que eu li na Escola!

Olá, leitores!!! Tudo bem? O post de hoje é pra comemorar a volta às aulas! As férias de Julho acabaram e agora é hora de voltar à correria! Por isso, hoje eu trouxe alguns livros que eu fui obrigada a ler na escola mas que, de alguma forma, contribuiu para que hoje eu pudesse estar em uma universidade. E, pra falar a verdade, nem todos os livros que eu li na escola foram ruins! Ficou curioso? Então, vamos lá!

Dom Casmurro - Machado de Assis

Esse é o livro que todo estudante um dia vai ler na vida. Confesso que não achei extremamente bom. É bem confuso e o final não é nem um pouco esclarecedor. Mas é muito bom lê-lo, para acrescentar ao conhecimento.


Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens  como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambiguidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

O Cortiço - Aluísio Azevedo

Sim, também está na lista dos livros que todo estudante deve ler. Não é legal (eu não achei, pelo menos). Com o auxilio de um - BOM - professor, a história ganha mais sentido. Mas a leitura isolada é muito difícil e cansativa! Mas, alguém com muita criatividade (e amor no coração), criou a versão desse livro em quadrinhos. A versão perde muito em conteúdo, mas é bem mais fácil de ler, além de ser muito mais cativante!



Sinopse: Romance de Aluísio Azevedo que conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.

O Senhor dos Pesadelos - Elisabeth Maggio

Da série "nem todos os livros lidos na escola são ruins". Este é um exemplo. É um livro infanto-juvenil e eu li na minha 4° série. Mas é muito legal!! Se eu pudesse, leria de novo!!



Sinopse: Lívia é uma adolescente cada vez mais confusa. Seu problema - distinguir o que é sonho e o que é realidade. Para ela, essa se torna uma questão de vida ou morte. Seus sonhos assumem um realismo assustador, a tal ponto que Lívia começa a desconfiar das pessoas que a cercam. Seriam elas criaturas dos sonhos tentando se fazer passar por gente? Enquanto isso, no chamado 'mundo real', Lívia também tem uma boa dose de desafios a enfrentar - conflitos familiares, o primeiro beijo, as gozações da turma da escola, um misterioso professor... E, para completar, entra em cena a sombria figura do construtor, que quer convencê-la a viver para sempre nos sonhos. Será que Lívia está disposta a pagar o preço?

Sete Ossos e uma Maldição - Rosa Amanda Strausz

Esse eu pude escolher. Mas são contos de terror e eu era tão pequena que fiquei impressionada. Resultado: 2 noites sem dormir. Mas, pra adolescentes que gostam de coisas sobrenaturais e assustadoras, é bem interessante!!



Sinopse: Este livro de Rosa Amanda Strausz traz onze contos que fazem qualquer um sentir um friozinho cortante percorrer a espinha. Mas o medo aqui não paralisa, pelo contrário, só faz crescer a vontade de chegar à página seguinte, o que exige fôlego. Um prato cheio para quem curte histórias de terror e mistério - e qual é a criança ou o jovem que não curte? - e um bom começo para os iniciantes neste tipo de literatura. Em 'Sete ossos e uma maldição', não há sangue espirrando nem miolos saltando, como informa de antemão a orelha do livro. Nada explícito ou de mau gosto. Nele, a imaginação do leitor se encarrega de formar as cenas macabras forjadas através de um texto elegante. E é exatamente esse terror sugerido, literatura fantástica da melhor qualidade, que o torna tão atraente. O primeiro conto, "Crianças à venda. Tratar aqui", pega o leitor de primeira e dá o tom do que virá a seguir. A dúvida é uma constante. Vai ficando cada vez mais difícil dizer exatamente o que é e o que não é, o real e o sobrenatural se misturam numa atmosfera fascinante. O conto que dá nome ao livro também surpreende o leitor ao explicar o que são afinal os sete ossos e a maldição do título, aliás, uma história sinistra, como diriam os jovens leitores. 

Bom, pessoal! Eu li muitos outros livros na escola, mas esse foram os que mais me marcaram! Espero que tenham gostado!! Até a próxima!!

Nenhum comentário:

 
;