quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Filmes que você não sabia, mas vieram de livros!

Olá leitores!! Tudo bem com vocês? Bom, como já estou em clima de férias, parei um pouquinho hoje pra contar uma história muito interessante pra vocês!

Não é muito raro - aliás, é muitíssimo comum - grandes clássicos da literatura ganharem uma versão cinematográfica. Na maioria das vezes, anto o filme quanto o livro ganham destaque. Mas existem alguns livros que não alcançaram tanto sucesso quanto suas adaptações para o cinema! E é disso que vamos falar hoje! Vocês sabem quais livros são estes?? Vai saber agora! E garanto várias surpresas!

Duro de Matar

Sim, o grande clássico estrelado por Bruce Willis na verdade é uma adaptação do livro Nothing Lasts Forever de Roderick Thorp, que mostra o policial de Nova York, Joe Leland, preso em um prédio gigantesco em Los Angeles e lacrado por terroristas que se entricheiraram com armas pesadas e reféns. Joe então os mata, um a um, enquanto se comunica com o sargento Al Powell da polícia de Los Angeles.

Algumas modificações foram feitas para transformar o livro em filme, e a mais marcante é a mudança de nome do personagem principal:o eterno John McClane, no livro se chamava Joe.

Nothing Lasts Forever tem uma continuação, um livro chamado Rainbow Drive, que teve uma adaptação cinematográfica de mesmo nome.

Jurassic Park

A famosa franquia dirigida por Steven Spielberg era originalmente um livro escrito por Michael Crichton e publicado em 1990. A trama usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque de diversões povoado por dinossauros, recriados através de engenharia genética.
George Poinar Jr. e sua esposa, foram os primeiros cientistas que vieram com a ideia de que um DNA antigo poderia ser extraído de insetos fossilizados em âmbar. A ideia de que animais extintos poderiam ser recriados a partir de paleo-DNA rapidamente surgiu depois.
Michael Crichton começou a usar esse conceito como um elemento para uma história. Em uma entrevista, Crichton disse que levou "dez anos do início ao fim" para este romance. Bem antes de o romance ter sido publicado, em 1980, suas primeiras ideias foram formadas.

Interessante, não??

Os Miseráveis

Pra mim, este filme sempre foi um musical adaptado ao cinema. Mas recentemente descobri que, na verdade, ele veio de um livro escrito pelo francês Victor Hugo, em 1862, e é uma narração de caráter social em que o misticismo, a fantasia e a denúncia das injustiças formam uma trama complexa, onde descreve vividamente, ao tempo de condenação, a injustiça social da França do século XIX.

O clássico Os miseráveis foi chamado de "um dos maiores best-sellers de todos os tempos". Nas 24 horas seguintes à publicação da primeira edição de Paris (1862), as 7 mil cópias foram todas vendidas. O livro foi publicado simultaneamente em Bruxelas, Budapeste, Leipzig (na Alemanha), Madri, Rio de Janeiro, Rotterdam e Varsóvia. Depois, a obra foi traduzida para quase todas as línguas do mundo. No século XX, Os miseráveis se tornou filme e musical da Broadway.

Stardust – O Mistério da Estrela


Esse filme é bem conhecido, mas seu livro nem tanto... Escrito pelo inglês Neil Gaiman e ilustrado por Charles Vess, o livro conta a mesma história do filme: uma cidade fictícia chamada "Muralha", conhecida assim por ser rodeada por um imenso muro, que tem uma fenda constantemente vigiada, que, uma vez atravessada, levaria as personagens para outro mundo.

À Espera de um Milagre

Desculpa, mas eu não sabia que este filme era um livro. Escrito por Stephen King, o livro é narrado por uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Originalmente publicado em seis partes, com o título de "O Corredor da Morte", o romance foi lançado em volume único: "À ESPERA DE UM MILAGRE". Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.

Eu me surpreendi com essas descobertas, e vocês?? Bom, espero que sim! Por hoje é só, mas eu volto pra escrever novos posts sobre esse mundo surpreendente da literatura!!

Mil Beijos à Todos!

2 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Os Miseráveis eu sabia, mas os outros não! Adorei o post, parabéns... Já quero ler A Espera de um Milagre!

Bjs, Isabela.
www.universodosleitores.com

Thaís D. disse...

Obrigada, Isabela!! Confesso que eu quero ler todos os livros que deram origem à esses filmes!! HAHA

Volte sempre!!

 
;